Celebração da Saúde Contra Hanseníase

Nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, será realizada a Celebração da Saúde contra Hanseníase, às 8 horas, na estação Central do Brasil, com o objetivo de alertar os passageiros da SuperVia sobre os sintomas da doença. No evento, serão oferecidos exames preventivos no “Caminhão da Saúde”, que conta com cinco ambulatórios e um laboratório para detecção e suspeição imediata da doença. Estudantes da área de saúde farão a triagem de possíveis casos, que serão encaminhados aos médicos especializados do Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (Ieds), que farão o diagnóstico e encaminharão para as unidades públicas de saúde. Além das ações preventivas, o evento também oferecerá aos visitantes, atividades culturais, e a visita de cantores como Wanderley Cardoso e Ney Matogrosso, além de outros artistas-voluntários do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que chamarão a atenção da população.

 

Atualmente, o Brasil é o país com mais incidência dessa doença no mundo. São cerca de 40 mil novos registros a cada ano e, desse total, cerca de 8% dos pacientes apresentam seqüelas no momento do diagnóstico. A Campanha é resultado da parceria entre a SuperVia, empresa Novartis, secretarias estadual e municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (Appai), alunos de enfermagem da Uerj e de Medicina da UFRJ e UFF, e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

SuperVia Concessionária de Transportes Ferroviários S/A | Rua da América 210 - Santo Cristo - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20220-590 | Site Design: Blackkat Studio