A empresa

História da SuperVia

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Saiba mais sobre a nossa história.

  • 2016

    Recorde de passageiros: 735 mil passageiros transportados;

    Atendimento ao maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos;

    Inauguração da estação São Cristóvão para os Jogos Olímpicos; 

    Inauguração da estação Deodoro para os Jogos Olímpicos; 

    Inauguração da estação Olímpica Engenho de Dentro para os Jogos Olímpicos; 

    Inauguração da estação Vila Militar para os Jogos Olímpicos; 

    Frota totaliza 184 trens com ar condicionado;

    100º trem chinês começa a operar;

    Inauguração da estação Ricardo de Albuquerque para os Jogos Olímpicos;

    Inauguração da estação Magalhães Bastos para os Jogos Olímpicos;

    Frota totaliza 183 trens com ar condicionado.

  • 2015

    Mudanças no ramal Saracuruna:
    Trecho Central – Gramacho com trens a cada 10 minutos;
    Trecho Gramacho – Saracuruna com trens a cada 20 minutos e 100% com ar-condicionado;

    Início da operação do Circular Honório – Deodoro no ramal Belford Roxo;

    Recorde de passageiros: 729 mil passageiros transportados;

    Início das obras de reforma na estação Engenho de Dentro;

    Reinauguração das estações Saracuruna e Madureira;

    SuperVia disponibiliza 100% da frota, dos ramais eletrificados, com ar-condicionado aos finais de semana;

    71 dos 100 trens chineses adquiridos já estão em circulação;

    Frota totaliza 154 trens com ar-condicionado;

    Frota totaliza 163 trens com ar-condicionado.

  • 2014

    Inauguração do primeiro trem nacional

    Lançamento do aplicativo oficial da SuperVia;

    Início das obras de reforma na estação São Cristovão;

    Entrega da estação Maracanã;

    Teleférico do Alemão bate marca de 9 milhões de passageiros transportados;

    Início da circulação de 10 novos trens Alstom e 60 novos trens encomendados pelo Governo do Estado;

    Início da circulação do 10º trem nacional no ramal Deodoro;

    Ramal Deodoro inicia operação com intervalos de 6 minutos;

    Entrada dos trens expressos nos ramais Japeri e Santa Cruz;

    Recorde de passageiros: 654.267 mil, sendo 618.948 mil pagantes;

    Lançamento da Campanha “Quem anda vê mudança”;

    Entrega de mais 8 trens com tomadas USB para carregar celulares.

  • 2013

    Reforma das estações Piedade, Quintino e Cascadura;

    Reinauguração das estações Parada Bananal, Iriri e Parque Estrela;

    Promoção “Me Leva Que Eu Vou” leva centenas de passageiros para Marquês de Sapucaí e transporta diversas escolas de samba até o desfile;

    Inauguração do Bicicletário de Saracuruna;

    Início da modernização do sistema de áudio das estações;

    Inauguração da página do Tour Virtual pelo CCO no site;

    Lançamento da campanha Passageiro Sangue Bom com o funk do MC Marcinho;

    Operação 24 horas e com trens especiais durante a semana da Jornada Mundial da Juventude. Marca de mais de 3 milhões de passageiros transportados;

    Programação especial de trens durante a Copa das Confederações;

    Atendimento ao passageiro pelo telefone ganha sistema de mensagens automáticas (URA);

    Teleférico do Alemão bate marca dos seis milhões de passageiros transportados três anos antes do previsto.

  • 2012

    Entram em circulação os 30 primeiros trens chineses;

    Reforma e instalação de ar-condicionado em 13 composições;

    Das 185 composições, 83 contam com ar-condicionado;

    Inauguração de 6 bicicletários, nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Lajes;

    Inauguração do Espaço Gratuitade na plataforma 13 da Central do Brasil;

    Inauguração da estação Silva Freire;

    Lançamento das páginas da SuperVia nas redes Facebook e Instagram, e atuação proativa no Twitter;

    Início das instalações do novo sistema de sinalização (ATP - Automatic Train Protection) no ramal Deodoro;

    Inauguração da nova estação suspensa em Manguinhos;

    Novo Centro de Controle Operacional (CCO);

    Aniversário de um ano de administração do Teleférico do Alemão e recorde de mais de 4 milhões de passageiros transportados em 2012;

    Parceria com a empresa francesa Alstom para a antecipação da compra de 20 novos trens, inicialmente previstos para o período entre 2016 e 2020, mas que começaram a circular em fevereiro de 2014, dois anos antes do previsto;

    Entrada dos trens Expressos para Japeri e Gramacho na grade horária, além do semidireto para Campo Grande;

    São inaugurados os banheiros gratuitos na Central do Brasil.

  • 2011

    SuperVia inicia operação no ramal Guapimirim, oferecendo uma capacidade diária de 4500 lugares com uma frota composta por trens com uma locomotiva e três carros;

    A SuperVia lança o plano de ações imediatas batizado de SuperVia em Movimento, que contempla a automação na lavagem dos trens; melhorias nas estações, maior acessibilidade nas estações; o aprimoramento dos padrões de limpeza; a revitalização da Central do Brasil; a remodelação da via permanente, a valorização do carro feminino; a implantação de operação por carrossel, a fidelização das plataformas, o novo Centro de Controle Operacional (CCO); o incentivo ao uso de bicicletas e a instalação de novas câmeras de segurança;

    É iniciado o projeto de fidelização de plataformas com a operação passando a ser feita por intervalos fixos entre os trens;

    A SuperVia passa a operar o transporte de passageiros no Teleférico do Alemão.

  • 2010

    Frota totaliza 38 trens com ar-condicionado;

    A Odebrecht Transport (OTP) - um braço da Organização Odebrecht com foco em concessões nos setores rodoviário, de transporte urbano, de infraestrutura de logística (portuária e dutos) e aeroportuário - assumiu o controle da SuperVia.

  • 2009

    O Governo do Estado entregou quatro composições reformadas, totalizando 38 trens com ar-condicionado e assinou um contrato para fornecimento de mais 30 trens novos, com ar-condicionado, que serão entregues a partir do final de 2011;

    A SuperVia cria o perfil no Twitter, mais um canal de comunicação entre o cliente e a empresa.

  • 2007

    O Governo do Estado entrega dez novos trens com ar-condicionado e sistema computadorizado, totalizando 34 trens com esse sistema na frota;

    Início da integração trem-ônibus na Baixada Fluminense;

    SuperVia recebe o prêmio “Atitude Sustentável 2008”, concedido pela CAERJ.

  • 2005

    Ampliação da integração trem-ônibus;

    Lançamento da nova programação de trens com aumento da oferta de lugares e redução dos intervalos;

    Inauguração do Sistema de Sonorização Ambiental, presente em 79 estações;

    Obras de melhorias recuperam 27 estações na Baixada Fluminense;

    SuperVia recebe três prêmios (ABERJ / CIEE / TOP OF MIND BRAZIL);

    Governo do Estado entrega dez novos trens com ar-condicionado e sistema computadorizado;

    Frota totaliza 22 trens com ar-condicionado em circulação;

    Todas as estações da SuperVia são adaptadas para aceitar o vale transporte eletrônico e as estações de São Francisco Xavier, Méier e Madureira são modernizadas com escadas rolantes e melhor acessibilidade.

  • 2003

    SuperVia lança sua página na internet e estabelece um programa de treinamento e melhoria do atendimento ao cliente e recebe quatro prêmios (Revista Ferroviária / ANTP / Colunistas / Os Notáveis);

    Frota totaliza cinco trens com ar-condicionado em circulação;

    Duas estações são modernizadas.

  • 2001

    Início da integração trem - ônibus da Zona Oeste;

    Novos serviços aos sábados e nos ramais Belford Roxo e Saracuruna;

    Primeiro trem com ar-condicionado entra em circulação;

    Revitalização do ramal de Vila Inhomirim;

    Modernização do Centro de Controle Operacional (CCO);

    Mais quatro estações são modernizadas.

  • 1999

    Nova programação de horário com aumento da oferta de lugares;

    Criada a Central de Atendimento ao Cliente intitulada SuperVia Fone;

    31 estações são modernizadas;

    Início da Integração trem-metrô;

    Criada a primeira turma de mulheres maquinistas;

    Lançado o programa de Educação Ambiental, em parceria com a Associação Ambientalista Defensores da Terra;

    Eletrificação do trecho Gramacho – Saracuruna.

  • 1998

    Em 1º de novembro de 1998, a SuperVia Concessionária de Transportes Ferroviários S./A. inicia a operação de trens urbanos em 11 importantes municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.