11 de Dezembro de 2017 | 17:30

SuperVia realiza 6ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível

Este ano, a SuperVia registrou um aumento de 37,5% no número de abalroamentos de veículos, ônibus e caminhões com os trens nos cruzamentos da linha férrea com rodovias. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 44 casos, contra 32 em 2016.

Com o objetivo de reduzir esses casos de desrespeito às normas de segurança, a SuperVia realiza, a partir de hoje (11/12), a 6ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível.

Durante dez dias, integrantes da concessionária percorrerão as principais passagens em nível oficiais do sistema ferroviário para realizar o trabalho de conscientização. Haverá distribuição de panfletos, esclarecimento de dúvidas sobre leis de trânsito e orientação sobre a importância do respeito à sinalização nesses locais, ressaltando os cuidados necessários para evitar acidentes.

Atualmente, a SuperVia contabiliza 38 passagens em nível oficiais, sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê a instalação da Cruz de Santo André. Elas também contam com sinalização sonora e visual em perfeito funcionamento. Além destas passagens em nível oficiais, estima-se que existam cerca de 180 clandestinas, que são fechadas regularmente pela SuperVia mas, muitas vezes, reabertas logo em seguida.  

Informações adicionais:

-  De acordo como o Artigo 212 da Lei 9503/97, veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais. Este é o mesmo artigo que diz que se deve parar, olhar e escutar antes de atravessar a via férrea.

-   Após ter o freio acionado, um trem que circula a 80 km/h percorre quase 400 metros até parar totalmente. Se a composição estiver a 30 km/h, a distância percorrida é de pelo menos 60 metros.