22 de Maio de 2017 | 18:15

SuperVia terceiriza canal de denúncias

A SuperVia, em sinergia com o Grupo Odebrecht, lança um novo canal Linha de Ética, dedicado a receber relatos e denúncias de comportamentos não éticos e violações às políticas internas, regras e legislações.  

O canal foi implantando em 2014 com a recepção dos relatos feita por tecnologia gerenciada pela equipe interna de TI. A partir de agora, na nova Linha de Ética, o recebimento e a gestão das denúncias serão feitos por uma empresa terceirizada, a ICTS, com um sistema próprio. Trata-se de um aprimoramento para trazer ainda mais segurança e anonimato ao serviço e reforçar a não retaliação.

O Linha de Ética pode ser acessado por funcionários e também por clientes, terceiros e público em geral. A denúncia pode ser feita por mensagem de voz e de texto, e o novo canal agrega o diferencial de os relatos poderem também ser feitos por telefone diretamente a um atendente treinado. O sistema está ativo 24 horas, nos 7 dias da semana.

O denunciante poderá ainda acompanhar anonimamente o andamento do assunto reportado por meio de um número de protocolo que será fornecido quando da formalização do relato. Essa funcionalidade também possibilita que a SuperVia se comunique de forma anônima com o denunciante, solicitando informações adicionais ou algum esclarecimento ao relato encaminhado.

A recepção dos relatos e uma primeira graduação do risco associado ao relato serão de responsabilidade da equipe da ICTS, que também produzirá um relatório com recomendações para condução da investigação do assunto reportado. Esse trabalho é feito por profissionais treinados em gestão de riscos, segurança da informação, inteligência preventiva e análise de conteúdo oral e escrito, segundo a metodologia SCAN (Scientifc Content Analysis). Todo o ambiente de transmissão de dados do sistema da ICTS segue padrões rígidos de segurança e comunicação criptografada.

Todas as denúncias recebidas são investigadas. A equipe de Conformidade tem profissionais especializados para conduzir o processo investigativo e, quando necessário, orçamento para contratar empresas específicas para este fim.

Pesquisas mostram que o maior contribuinte para um canal de denúncias é o próprio funcionário, que é o principal interessado no fortalecimento da cultura ética em seu ambiente de trabalho e na resolução dos problemas e irregularidades. Análise realizada pela ICTS nos 140 mil relatos recebidos de maio de 2009 a maio de 2016, referentes a 141 clientes, mostra que 92% das denúncias partem de colaboradores, sendo que desse total, 71,9% preferem o anonimato do registro.

A Política sobre Conformidade da SuperVia e a Instrução sobre Medidas Disciplinares, aprovadas respectivamente em 2016 e 2017, estabelecem medidas disciplinares a serem aplicadas nos casos de comportamento não ético e violações às legislações, de acordo com o nível de gravidade do fato e o grau de responsabilidade dos envolvidos que podem ir até demissão com justa causa. Clique aqui para acessá-la.