
Meio ambiente
Nesta página, você poderá acompanhar como atuamos para a preservação do Meio Ambiente de forma responsável, monitoramento dos possíveis impactos negativos causados pelo trem. Te convidamos a conhecer em detalhes nossas práticas de gestão ambiental, que refletem nosso empenho em construir um futuro mais sustentável, atuando com transparência, ética e respeito pelo meio ambiente e pelas comunidades onde estamos inseridos.

Gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes
A SuperVia é comprometida com a correta gestão dos resíduos gerados em suas atividades. Todas as etapas de gerenciamento, desde a coleta, transporte até o descarte final dos resíduos, são conduzidos com rigor técnico, em conformidade com a legislação e os princípios da sustentabilidade.
Os resíduos sólidos são segregados conforme sua classificação e armazenados temporariamente em galpões de resíduos ou em caçambas nas oficinas, até a coleta.
Visando reduzir o volume de resíduos que seguem para destinação em aterro sanitário, resíduos como embalagem de madeira, óleo lubrificante, lâmpada, papelão, sucata metálica, dentre outros, são destinados à reciclagem ou reaproveitamento.
Já os efluentes industriais ou domésticos, são armazenados em IBCs ou coletados diretamente no ponto de geração, por empresa contratada. Os efluentes sanitários das dependências, são encaminhados para a rede pública de coleta de esgoto.
Legenda da foto: No Plantão de Via Permanente, o caminhão da empresa contratada, realiza a coleta de efluente de caixa de gordura.

Descarte adequado de lâmpadas
As lâmpadas utilizadas nas estações, trens, oficinas e outras dependências da SuperVia, quando precisam ser descartadas, são coletadas, transportadas e destinadas por empresa contratada, que separa o vidro das demais partes possibilitando a reciclagem do vidro, alumínio da base e dos pinos de latão. E mesmo o mercúrio (no caso das lâmpadas fluorescentes), é devidamente tratado e reutilizado.
A SuperVia está substituindo gradativamente, todas as lâmpadas fluorescentes pelas de LED em todos os locais onde há a utilização.
Legenda da foto: Coleta de lâmpadas por empresa contratada, na oficina São Diogo.

Reaproveitamento de papelão
O reaproveitamento do papelão é uma prática simples, mas de grande relevância para a preservação ambiental. O papelão das embalagens de materiais, são doados para a SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), que os reaproveita em seu abrigo. Os que não são adequados para a ONG, são destinados à reciclagem por empresa contratada.

Monitoramento de ruído ambiental
A SuperVia realiza medições regulares de ruído ambiental em áreas sensíveis localizadas próximas à malha ferroviária, como escolas e hospitais. São monitorados pontos estratégicos, abrangendo todos os ramais e oficinas da SuperVia, que permitem avaliar com precisão os níveis de ruído em diferentes cenários, orientando ações de melhoria contínua e reforçando o compromisso da empresa com a convivência harmônica nos locais onde está inserida.
Legenda da foto: Medição de ruído em frente ao Centro Municipal de Saúde Alberto Borgerth, em Madureira.

Remoção de abelhas e marimbondos
Abelhas e marimbondos são essenciais para a polinização de inúmeras espécies de plantas e no caso dos marimbondos, também contribuem para o controle natural de pragas agrícolas.
Para lidar de forma sustentável e responsável com esses casos, a SuperVia possui contrato com um apicultor especializado no manejo adequado desses insetos. Essa parceria garante que abelhas e marimbondos sejam retirados de forma segura, sem causar danos aos insetos ou ao meio ambiente, e realocados para locais apropriados como apiários licenciados, onde continuam desempenhando suas funções ecológicas.
Legenda da foto: Remoção de casulo de maribondos em sinal ferroviário, por apicultor.

Reaproveitamento de água
O reaproveitamento da água de lavagens das peças dos trens e dos próprios trens, é um dos pilares mais importantes e sustentáveis da empresa. A utilização da água de reuso é possível devido às duas estações de tratamento de efluentes industriais (ETEIs) localizadas nas oficinas em Deodoro e São Diogo, que tratam todo o efluente industrial gerado nos lavadores.
Nos dois últimos anos, as ETEIs possibilitaram o consumo de 1.618m³ de água de reuso nos próprios lavadores.
Legenda da foto: Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), na Oficina Deodoro.

Monitoramento de Emissões de Fumaça de Veículos e Equipamentos
Os veículos rodoviários, ferroviários e equipamentos de manutenção de via férrea, são submetidos ao monitoramento quadrimestral de opacidade. São feitas avaliações da fumaça com um equipamento chamado opacímetro, que permite verificar a qualidade das emissões e assegurar que a fumaça liberada pelos motores esteja dentro dos limites estabelecidos pelas normas estaduais vigentes.
Legenda da foto: Realização de teste de opacidade em equipamento locotrator, no Centro de Manutenção Deodoro
Sistema de Gestão Ambiental - SGA
A SuperVia reconhece a importância de integrar a responsabilidade ambiental às suas atividades diárias e por isso, possui um Sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema permite planejar, executar, monitorar e aprimorar continuamente nossas ações, garantindo que os impactos ambientais negativos sejam identificados, controlados e reduzidos de forma eficiente.
Através do SGA, também são monitorados os prestadores de serviço contratados para quaisquer atividades passíveis de licenciamento, assim, é possível garantir que estes sejam devidamente licenciados pelos órgãos ambientais competentes para executar as atividades, contribuindo para a preservação ambiental.
Por meio do SGA, promovemos o adequado gerenciamento de resíduos e efluentes, o uso consciente de recursos naturais, a prevenção à poluição, o cumprimento da legislação e condicionantes das licenças ambientais da SuperVia, reafirmando o empenho em contribuir para um futuro mais sustentável.