January 21, 2020 | 13:03

Recadastramento de alunos da rede pública para gratuidade

A partir de 10/02, começará o recadastramento de alunos da rede pública de ensino (fundamental, médio e médio técnico quando concomitante) que têm direito à gratuidade nos trens.

Os cartões atuais serão aceitos até o dia 31/03. Para fazer o recadastramento, as instituições de ensino precisam nos encaminhar previamente a lista com os nomes dos estudantes matriculados no ano letivo de 2020.

Já os novos alunos (que ainda não possuem o nosso cartão), poderão comparecer para cadastramento em qualquer data.

Como fazer?

Para realizar o procedimento, os estudantes devem comparecer ao Espaço Gratuidade, (ao lado da bilheteria 1 na Central do Brasil), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, com os seguintes documentos:

  • Menores de 18 anos: certidão de nascimento, declaração escolar* com 30 dias de validade e comprovante de residência atual em nome do responsável legal (dos últimos três meses, original e enviado pelos Correios).
  • Maiores de 18 anos: Documento de identificação oficial com foto, declaração escolar* com 30 dias de validade e comprovante de residência atual (dos últimos três meses, original e enviado pelos Correios).
  • Maiores de 21 anos: documento de identificação oficial com foto, declaração escolar* com 30 dias de validade e comprovante de residência atual (dos últimos três meses, original e enviado pelos Correios) em nome do requisitante.

*A unidade escolar deverá ter encaminhado previamente uma listagem.

Quando?

Letras (iniciais dos nomes)

Período

A a F

De 10/02 a 21/02

G a L

De 27/02 a 6/03

M a Z

De 9/03 a 20/03

Alunos que não compareceram nas datas anteriores

De 23/03 a 30/03

 

Dúvidas frequentes:

  • Como saber se a minha unidade escolar já enviou a lista e se o meu nome consta nela?

R: Estas informações devem ser verificadas diretamente com a sua unidade escolar ou no Espaço Gratuidade.

  • Posso usar o cartão gratuidade para benefício em outros meios de transporte?

R: Não. O cartão gratuidade da SuperVia dá direito ao benefício somente nos trens.

  • Quais documentos são aceitos como comprovantes de residência?

R: Contas de luz, água, gás, telefone, cartão de crédito, entre outras. Devem ter sido enviadas nos últimos três meses pelos Correios, contendo a data de envio.

  • Tenho direito à gratuidade, mas ainda não possuo o cartão. Como posso me cadastrar?

R: Caso o estudante ainda não possua o cartão gratuidade, o procedimento seguido para o cadastramento deve ser o mesmo descrito acima no item "Como fazer?".

Para mais informações, os alunos podem entrar em contato através do SuperVia Fone ou das nossas redes sociais (Twitter e Facebook).