Queremos que o trem do Rio seja um ambiente de boa convivência e harmonia para todos.
Confira nossas dicas de gentileza e regras para uma viagem tranquila e segura:

  • Mão na porta

    Mão na porta

    Ao embarcar procure o centro dos carros e evite apoiar as mãos nas portas do trem. Este gesto pode colocar a sua integridade física e dos demais clientes em risco.

  • Assento preferencial

    Assento preferencial

    De acordo com a Lei Estadual nº 8415/2019, todos os assentos, independentemente de sua cor, são preferenciais. Ceda o lugar para os idosos, pessoas com criança de colo, gestantes, autistas, obesos, deficientes ou pessoas com limitação temporária de locomoção. O respeito e a educação devem ser praticados diariamente.

  • Sentar no chão

    Sentar no chão

    Sentar no chão dos trens e estações pode atrapalhar o fluxo e colocar em risco a segurança de todos.

  • Faixa Amarela

    Faixa Amarela

    A faixa amarela nas plataformas marca o limite da sua segurança. Só a ultrapasse quando o trem estiver totalmente parado e com as portas abertas. Como muitas delas são feitas de material podotátil, essencial para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, pedimos que também evite parar sobre elas.

  • Fone de ouvido

    Fone de ouvido

    Gosto musical é uma coisa muito particular. Use fones de ouvido, assim você ouve a suas músicas favoritas com tranquilidade e respeita a viagem dos outros clientes.

  • Cuidado com crianças

    Cuidado com crianças

    Crianças são curiosas e ficam sempre agitadas quando andam de trem. Ao viajar com a gente, tenha cuidado especial com os pequenos. Se possível, fique sempre de mãos dadas com eles.

  • Aguarde desembarque antes de entrar no trem

    Aguarde desembarque antes de entrar no trem

    Espere o desembarque dos clientes que estão finalizando a viagem antes de entrar no trem. Assim, você evita acidentes e consegue embarcar com tranquilidade.

  • Lixeiras

    Lixeiras

    O lixo não deve fazer parte da sua viagem. Utilize as lixeiras nos trens e estações e ajude a manter os ambientes limpos.

  • Carro feminino

    Carro feminino

    De acordo com a Lei Estadual nº 4.733/2006, os carros identificados pelo adesivo rosa e mais distantes do maquinista são exclusivos às mulheres nos dias úteis, das 6h às 9h, e das 17h às 20h. Mais do que uma lei, respeitar esta exclusividade é uma questão de respeito.

  • Cuidado com os pertences

    Cuidado com os pertences

    A atenção e cuidado com os pertences pode evitar muita dor de cabeça. Mantenha sempre sua mochila, bolsa ou sacola perto de você e fique atento aos itens colocados nos bagageiros.

  • Objetos abandonados

    Objetos abandonados

    Se você encontrar algum, para a sua segurança, não encoste no objeto e procure um de nossos agentes.

  • Fumar nos trens e estações

    Fumar nos trens e estações

    Fumar ou acender fósforos ou isqueiros nos trens e estações, além de ser proibido pela Lei Estadual nº 5.517/2009, prejudica a sua saúde e incomoda os outros clientes. 

  • Guardar lugar no trem

    Guardar lugar no trem

    Além de ser uma atitude egoísta com os demais clientes, esta prática pode causar discussões e perturbar a tranquilidade da viagem. Afinal, outros passageiros também podem querer sentar.

  • Porta aberta

    Porta aberta

    De acordo com o  Artigo. 260 do Código Penal, impedir o fechamento das portas pode ser considerado crime. Além  de colocar em risco a sua vida e a de outros clientes, pode causar acidentes e prejudicar a operação dos trens. 

  • Transporte de grandes volumes

    Transporte de grandes volumes

    Para o conforto e segurança de todos, respeite o volume máximo permitido para transporte dentro do trem.

  • Espaço entre o trem e a plataforma

    Espaço entre o trem e a plataforma

    Ao desembarcar, observe o espaço entre o trem e a plataforma. Em algumas estações, é possível observar vão ou desnível acima do esperado e esta atitude ajuda a evitar acidentes.

  • Mochila nas costas

    Mochila nas costas

    Nos horários de maior movimento, evite carregar sua mochila nas costas e ajude a manter o ambiente mais confortável para todos. Procure colocar a mochila na frente do corpo, apoiada no chão entre as pernas ou no bagageiro do trem, quando este estiver disponível.

  • Transitar pela linha férrea

    Transitar pela linha férrea

    Transitar pela linha do trem é proibido e pode configurar crime de acordo com os Artigos 171 ou 260 do Código Pena. Além de colocar em risco a sua segurança, esta atitude pode causar acidentes e afetar a circulação dos trens.

  • Facilite o troco e a entrada no sistema ferroviário

    Facilite o troco e a entrada no sistema ferroviário

    A passagem de trem custa R$ 5,00. Para um melhor fluxo no embarque, mantenha o cartão da passagem em mãos. O cartão unitário da SuperVia precisa ser depositado na catraca para liberar o acesso. Se for possível, compre sua passagem de ida e volta de uma única vez, assim você evita entrar na fila novamente. 

  • Uso de máscara

    Uso de máscara

    Conforme determinado pelo Decreto Estadual 47.060 e pela Lei Estadual nº 8859/2020 o uso de máscaras de proteção dentro dos trens e estações é obrigatório. Contamos com o apoio de todos para a proteção da própria saúde e a dos demais clientes.

  • Comércio irregular

    Comércio irregular

    A comercialização de produtos nos trens e estações por vendedores não autorizados é proibida pela Resolução 1.264/17 da SETRANS. Os itens podem ter origem duvidosa ou a validade vencida, prejudicando a sua saúde. 

  • Manifestações religiosas

    Manifestações religiosas

    Realizar manifestações religiosas nos trens e estações é proibido, em cumprimento à decisão da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. 

  • Consumir bebida alcoólica

    Consumir bebida alcoólica

    O consumo de álcool nos trens e estações é proibido pela Lei Estadual nº 6.626/2013. Colabore para que o trem seja um ambiente tranquilo e de respeito.

  • Viajar nos trens fora das composições

    Viajar nos trens fora das composições

    Viajar nos trens fora das composições é proibido, de acordo com o Artigo 47 do Regulamento de Transporte Ferroviário, podendo configurar crime de acordo com o Artigo 260 do Código Pena. Além de colocar a sua segurança em risco, esta atitude pode causar acidentes graves e prejudicar a circulação dos trens.

     

    Nota: A SuperVia é isenta de qualquer responsabilidade por acidentes com clientes causados em decorrência de atos inseguros dos mesmos. A SuperVia fica autorizada a não embarcar o cliente, ou desembarcá-lo na próxima estação, caso o mesmo se recuse a cumprir as normas e procedimentos citados.