As rotinas estão diferentes. Nós (e todo mundo que a gente conhece) estamos tendo que nos adaptar a um novo jeito de viver, em prol da prevenção contra o Coronavírus.

Por isso, criamos essa página para que você, que já usa o trem há bastante tempo ou que passou a usar neste momento, possa se informar e tirar as principais dúvidas sobre a nossa operação durante esse período.

  • É obrigatório o uso de máscara nos trens e estações?

    De acordo com o decreto 47.060, do Estado do Rio de Janeiro, como mais uma medida de prevenção ao novo Coronavírus, se tornou obrigatório o uso de máscaras por toda a população no interior dos trens e das estações, podendo haver fiscalização e aplicação de multa por parte do poder público. Pedimos a todos que colaborem para a proteção de sua própria saúde e a de todos.

  • Tem álcool em gel 70% nas estações de trem?

    Sim. Em relação à Lei 8800, de 30 de abril, que prevê a disponibilização de álcool em gel nas dependências da ferrovia, instalamos totens e dispensers em todas as estações em funcionamento. Em ambos os equipamentos o acionamento é feito sem o toque das mãos e o produto é liberado em quantidade suficiente para a higienização, evitando o desperdício.

  • Qual é o horário do primeiro e do último trem que sai de cada estação terminal?

    Os horários dos primeiros e últimos trens estão disponíveis nas páginas das estações terminais em funcionamento (Central do Brasil, Santa Cruz, Japeri, Saracuruna, Belford Roxo e Vila Inhomirim).

    Clique aqui para pesquisar a estação desejada.

  • Qual é o intervalo entre trens nos dias úteis?

    Desde 30/03/20, passamos a operar com uma grade diferenciada nos dias úteis para atender a todos os que necessitam sair neste período de quarentena. Veja todos os detalhes da programação planejada aqui.

  • Qual é o horário dos trens nos fins de semana?

    Nos fins de semana e feriados, operamos com grade horária fixa, mas que também precisou ser ajustada diante do cenário atual. Veja todos os detalhes da programação planejada aqui.

  • Qual é o horário de funcionamento da minha estação?

    Cada estação tem seu horário de funcionamento. Você pode consultar aqui.

  • Posso embarcar com bicicleta nos trens?

    O embarque com bicicletas é liberado nos dias úteis, a partir das 21h. Já nos fins de semanas e feriados é liberado durante todo o dia.

  • Sou rodoviário, tenho direito à gratuidade nos trens?

    A liberação de acesso gratuito para os funcionários rodoviários será concedida com a apresentação do crachá funcional. Os profissionais devem estar uniformizados.

  • Sou cuidador de idosos e não tenho carteira assinada. Como faço para embarcar nos trens?

    A Secretaria de Transportes disponibilizou um documento que permite o embarque nos trens de cuidadores que não possuem vínculo empregatício.

    O download do arquivo pode ser feito no site do Governo do Estado e, após isso, o documento deve ser preenchido por um membro da família que se responsabilize pela veracidade das informações apresentadas e entregue ao profissional (pode ser via WhatsApp ou e-mail), juntamente com a cópia da identidade do declarante. O profissional, assim, poderá apresentar a documentação na triagem realizada pela Polícia Militar.

  • O que é serviço essencial?

    De acordo com a Resolução Conjunta SEEDERI: SETRANS Nº8, consideram-se:

    • Servidores públicos em serviço, inclusive aqueles relacionados às forças armadas, bombeiro militar, e agentes de segurança pública;
    • Profissionais do setor de saúde em geral, inclusive individuais que prestem serviços de atendimento domiciliar, excetuando-se os serviços de natureza estética;
    • Profissionais do setor de comércio relacionados aos gêneros alimentícios, tais quais mercados, supermercados, armazéns, hortifrútis, padarias e congêneres, farmácias drogarias e pet shops, revendedores de água e gás;
    • Profissionais do setor de serviços tais quais transporte e logística em geral, como transportadoras, portos e aeroportos, motoristas de transporte público, correios, e congêneres, serviços de entregas, distribuidoras, fornecimento de catering, bufê e outros serviços de comida preparada, asseio e conservação, manutenção predial, empregados em edifícios e condomínios, vigilância e segurança privada, lavanderias hospitalares, veterinárias, funerárias, imprensa, serviços de telecomunicação e postos de gasolina;
    • Profissionais do setor industrial que exerçam atividades nas indústrias de alimentos, bebidas, farmacêutica, material hospitalar, material médico, produtos de higiene, produtos de limpeza, ração animal, óleo e gás, serviços de apoio às operações offshore, refino, coleta de lixo, limpeza urbana e destinação de resíduos, distribuidoras de gás e energia elétrica e companhias de saneamento.
    • Poderão, ainda, utilizar as linhas intermunicipais pacientes em tratamento de saúde, com até 1 acompanhante, desde que munidos de atestado médico, agendamento ou outro documento comprobatório da condição médica.
  • Como comprovo que sou profissional de serviço essencial?

    A comprovação deverá ser realizada através de documento de identidade profissional, carteira de trabalho ou crachá funcional acompanhado de identidade oficial.

  • Em que estações está sendo realizado o controle de acesso para profissionais de serviços essenciais?

    Ramal Japeri
    Nilópolis, Edson Passos, Mesquita, Nova Iguaçu, Comendador Soares, Austin, Queimados, Engenheiro Pedreira e Japeri.

    Ramal Saracuruna
    Gramacho, Corte Oito, Duque de Caxias e Saracuruna

    Ramal Belford Roxo
    Pavuna/São João de Meriti e Belford Roxo

  • Quais estações de trens estão fechadas?

    Ramal Deodoro
    Silva Freire

    Ramal Japeri
    Presidente Juscelino e Olinda

    Extensão Paracambi
    Lages e Paracambi

    Ramal Saracuruna
    Jardim Primavera e Campos Elíseos

    Extensão Guapimirim
    Todas as estações

    Ramal Belford Roxo
    Vila Rosali, Agostinho Porto e Coelho da Rocha

    Continue atento ao nosso site e redes sociais, para consultar sobre eventuais ajustes.

  • Quando as estações fechadas vão reabrir?

    Por meio de um novo decreto, de número 47.102, publicado em 01/06/2020, as iniciativas de controle da propagação do novo Coronavírus foram prorrogadas até o dia 05/06/2020. Lembramos que o fechamento das estações pode ser alterado, sem aviso prévio, de acordo com as necessidades e orientações do Governo do Estado.

    Continue atento ao nosso site e redes sociais, para consultar sobre eventuais ajustes.

  • Como ocorre o acesso nas estações que ficam no município do Rio de Janeiro?

    As estações localizadas no município do Rio não estão com controle de acesso, ou seja, o embarque está ocorrendo normalmente.

  • Quais são as estações localizadas no município do Rio de Janeiro?

    Ramal Deodoro – todas as estações

    Ramal Santa Cruz – todas as estações

    Ramal Japeri – Ricardo de Albuquerque e Anchieta

    Ramal Belford Roxo – as estações do trecho Central do Brasil a Costa Barros. (A estação Pavuna fica no município do Rio e está aberta com controle de acesso devido ao atendimento ao município São João de Meriti)

    Ramal Saracuruna – estações do trecho Central do Brasil a Vigário Geral.

    A lista de estações com controle de acesso e fechadas pode ser ajustada, de acordo com as necessidades e determinações do Governo do Estado. Pedimos aos profissionais de serviços essenciais que fiquem atentos ao nosso site e redes sociais para se manterem atualizados.

  • Como fica o funcionamento dos bicicletários?

    Seguindo recomendações dos órgãos públicos de saúde, os bicicletários estão fechados por tempo indeterminado desde 19/04 - com exceção do bicicletário de Lages, em que o serviço é externo.

  • O setor de "Achados e Perdidos" está funcionando regularmente?

    Devido ao cenário que enfrentamos atualmente, visando a proteção de nossos Colaboradores e Clientes e seguindo as orientações das autoridades para evitar aglomerações e reduzir o fluxo de pessoas nas estações, desde o dia 01/05, o serviço de Achados e Perdidos está temporariamente suspenso. Caso você encontre algum documento no sistema ferroviário pode entregá-lo na agência dos Correios. Para objetos ou pertences de natureza diversa, a orientação é de que busque a autoridade policial mais próxima.

  • FAKE NEWS: A SuperVia vai encerrar a operação às 18h?

    Todas as informações operacionais estão sendo veiculadas pelos nossos canais de comunicação oficiais. Pedimos que os profissionais de serviços essenciais fiquem atentos e se informem sempre que precisarem utilizar nosso transporte, já que, atendendo a determinações do Governo do Estado, ajustes operacionais podem ser necessários.