• Sobre a SuperVia

    • Quais os municípios que a SuperVia atende?

      A SuperVia atende 12 municípios:
      Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, São João do Meriti, Belford Roxo, Paracambi, Magé e Guapimirim.

    • Em quanto tempo* chego ao meu destino?

      Estamos empenhados em melhorar cada vez mais nossa operação. Novos trens, novo sistema de sinalização e outros investimentos possibilitam que a gente reduza o tempo da sua viagem. Ainda assim, em função de situações adversas que fogem ao nosso controle, como problemas de segurança pública e atos de vandalismo contra o sistema ferroviário, na prática, alguns tempos de viagem executados são diferentes do planejado.

      Confira os tempos médios estimados de percurso dos ramais, extensões e alguns trechos:

      Ramal, extensão ou trecho Dia Tipo de serviço Período Tempo médio (minutos) Tempo de percurso para 95% das viagens (minutos)
      Guapimirim Dias úteis Parador O dia todo 90 90
      Paracambi Dias úteis Parador O dia todo 12 12
      Vila Inhomirim Dias úteis Parador O dia todo 45 45
      Gramacho Dias úteis Parador Picos (até 8h e das 16h às 20h) 47 55
      Gramacho - Saracuruna Dias úteis Parador O dia todo 15 18
      Santa Cruz Dias úteis Expresso Picos (até 8h e das 16h às 20h) 84 97
      Santa Cruz Dias úteis Parador Após 20h, sábados e domingos 90 98
      Campo Grande** Dias úteis Parador Pico (até 8h) 77 84
      Japeri Dias úteis Expresso Picos (até 8h e das 16h às 20h) 91 103
      Japeri Dias úteis Parador Após 20h, sábados e domingos 96 107
      Nova Iguaçu** Dias úteis Expresso Pico (até 8h) 61 73
      Queimados** Dias úteis Expresso Pico (até 8h) 78 90
      Belford Roxo Dias úteis Expresso Picos (até 8h e das 16h às 20h) 53 62
      Belford Roxo Dias úteis Parador Picos (até 8h e das 16h às 20h) 57 62
      Belford Roxo Sábados e domingos Parador O dia todo 58 62
      Deodoro Dias úteis Parador Picos (até 8h e das 16h às 20h) 41 45
      Saracuruna Sábados e domingos Parador O dia todo 62 68

      *Tempos estimados para condições normais de operação dos trens.

      **Considerando as partidas de trens que têm origem nestas estações e destino à Central do Brasil.

    • Quais são os ramais e extensões da SuperVia?

      Deodoro, Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna. Além das linhas Paracambi, Vila Inhomirim e Guapimirim.

    • Quero trabalhar na SuperVia, como faço para enviar um Currículo?

      Encaminhe o seu currículo para o e-mail rh@supervia.com.br.

  • Integração

  • Passagens e cartões

    • Como eu adquiro o Bilhete Único?
    • Qual o preço de uma passagem de trem?

      O preço da passagem é R$ 4,70.

       

    • O que é o cartão unitário da SuperVia?

      É um cartão com crédito no valor de uma passagem unitária de trem correspondente à tarifa vigente aplicada pela SuperVia.

    • Quais são as formas de pagamento da passagem de trem?
      • Cartão unitário – É válido para uma passagem e deve ser usado na mesma estação de compra em até 15 minutos.
         
      • Cartão pré-pago – Carga máxima de R$235,00. O comprovante de pagamento deve ser solicitado nas bilheterias das estações. O cartão pré-pago pode ser utilizado até 8 vezes por dia.
         
      • Cartões Fetranspor – RioCard (Vale-Transporte, Vale-Transporte Rápido, Expresso e Bilhete Único).
         
      • Carteiras digitais - Somente cartões Mastercard e smartphones (sistemas Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay) habilitados com a tecnologia contactless. A tecnologia está disponível em 36 estações da SuperVia:
         
      Ramal Estações
      Ramal Deodoro Central do Brasil, Praça da Bandeira, São Cristóvão, Maracanã, Méier, Est. Olímpica de Engenho de Dentro, Piedade, Cascadura, Madureira, Marechal Hermes e Deodoro.
      Ramal Santa Cruz Realengo, Mocidade/Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Campo Grande, Paciência e Santa Cruz.
      Ramal Japeri Ricardo de Albuquerque, Nilópolis, Edson Passos, Mesquita, Nova Iguaçu, Comendador Soares, Austin, Queimados e Engenheiro Pedreira.
      Ramal Saracuruna  Bonsucesso, Penha Circular, Duque de Caxias, Gramacho, Jardim Primavera e Saracuruna.
      Ramal Belford Roxo Triagem, Coelho da Rocha e Belford Roxo.
    • Após o cartão ser validado na catraca, quanto tempo tenho para girá-la e embarcar no sistema?

      O tempo máximo é de 30 segundos. Após isso, o cartão deverá ser validado mais uma vez, com o débito de uma nova passagem.

  • Serviços

    • Como funcionam os bicicletários da SuperVia?

      Seguindo recomendações dos órgãos públicos de saúde, os bicicletários estão fechados por tempo indeterminado desde 19/04 - com exceção do bicicletário de Lages, em que o serviço é externo.

    • Em quais horários posso embarcar com bicicletas?

      Após às 21h nos dias úteis e durante o dia todo aos sábados, domingos e feriados.

    • Posso embarcar com bicicleta motorizada?

      Não é permitida a entrada com bicicleta de transporte de cargas, nem veículos motorizados.

    • Como funciona a Central de Achados e Perdidos?

      Devido ao cenário que enfrentamos atualmente, visando a proteção de nossos Colaboradores e Clientes e seguindo as orientações das autoridades para evitar aglomerações e reduzir o fluxo de pessoas nas estações, desde o dia 01/05, o serviço de Achados e Perdidos está temporariamente suspenso. Caso você encontre algum documento no sistema ferroviário pode entregá-lo na agência dos Correios. Para objetos ou pertences de natureza diversa, a orientação é de que busque a autoridade policial mais próxima.

    • Qual o horário de funcionamento da Central de Atendimento ao Cliente?

      SuperVia Fone funciona todos os dias da semana pelo telefone 0800 726 9494 de acordo com a operação dos trens. 

    • O que é a carteirinha de gratuidade e para que serve?

      A carteirinha de gratuidade é confeccionada na SuperVia e dá acesso gratuito para pessoas com mais de 65 anos, pessoas com deficiência e doenças crônicas e estudantes da rede pública de ensino. 

       

    • Como faço para obter o cartão gratuidade?

      Neste momento, diante dos efeitos causados pela pandemia do novo Coronavírus e levando em conta o isolamento social e o fechamento temporário do Espaço Gratuidade, o cartão gratuidade está sendo emitido apenas para pessoas com deficiência ou doenças crônicas que já possuem o protocolo de liberação vencido emitido pela SuperVia. Se este for o seu caso, entre em contato conosco através do 0800 726 9494 para verificar o status do pedido de gratuidade e agendar a emissão de um novo cartão.

      Para os demais beneficiários, o embarque está sendo liberado da seguinte forma:

      Pessoas acima de 65 anos:

      A gratuidade será concedida mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

      Pessoas com deficiência ou doenças crônicas:

      A gratuidade será concedida mediante a apresentação do protocolo da Setrans fornecido pela mesma ou através do Rio Poupa Tempo, Fundação Leão XIII, prefeituras conveniadas, INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, FIOCRUZ e Associação Fluminense de Reabilitação. O documento deve ter carimbo e/ou data de emissão a partir de 02/01/2020 e ser apresentado juntamente com o comprovante de agendamento de consulta médica ou de retirada de medicamentos em unidades públicas, indicando a data do embarque.

      Para os beneficiários que residem em outro município que não o Rio de Janeiro e precisa utilizar o trem neste momento em razão do bloqueio sanitário, a liberação será feita mediante a apresentação do Cartão RioCard Vale Social intermunicipal emitido pelo Governo do Estado.

      Estudantes da rede pública de ensino (fundamental, médio e médio técnico quando concomitante):

      Com a suspensão das aulas nas redes municipais, estaduais e federais de ensino, a gratuidade para estudantes também está temporariamente suspensa.

       

       

    • Como faço para obter a segunda via do cartão gratuidade?

      Neste momento, diante dos efeitos causados pela pandemia do novo Coronavírus e levando em conta o isolamento social e o fechamento temporário do Espaço Gratuidade, o cartão gratuidade está sendo emitido apenas para pessoas com deficiência ou doenças crônicas que já possuem o protocolo de liberação vencido emitido pela SuperVia. Se este for o seu caso, entre em contato conosco através do 0800 726 9494 para verificar o status do pedido de gratuidade e agendar a emissão de um novo cartão.

      Para os demais beneficiários, o embarque está sendo liberado da seguinte forma:

      Pessoas acima de 65 anos:

      A gratuidade será concedida mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

      Pessoas com deficiência ou doenças crônicas:

      A gratuidade será concedida mediante a apresentação do protocolo da Setrans fornecido pela mesma ou através do Rio Poupa Tempo, Fundação Leão XIII, prefeituras conveniadas, INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, FIOCRUZ e Associação Fluminense de Reabilitação. O documento deve ter carimbo e/ou data de emissão a partir de 02/01/2020 e ser apresentado juntamente com o comprovante de agendamento de consulta médica ou de retirada de medicamentos em unidades públicas, indicando a data do embarque.

      Para os beneficiários que residem em outro município que não o Rio de Janeiro e precisa utilizar o trem neste momento em razão do bloqueio sanitário, a liberação será feita mediante a apresentação do Cartão RioCard Vale Social intermunicipal emitido pelo Governo do Estado.

      Estudantes da rede pública de ensino (fundamental, médio e médio técnico quando concomitante):

      Com a suspensão das aulas nas redes municipais, estaduais e federais de ensino, a gratuidade para estudantes também está temporariamente suspensa.

    • Quais são as regras para o embarque com grandes volumes nas estações?

      As dimensões máximas permitidas, incluindo as alças e/ou suportes dos volumes, deverão ser iguais ou menores que 40 cm de largura, 80 cm de altura e 25 cm de profundidade. Lembre-se: não são permitidos objetos pontiagudos (pontudos), líquidos inflamáveis (gasolina, álcool etc), objetos sujos ou qualquer item que coloque em risco a segurança e o conforto dos outros passageiros.

      Para a segurança de todos, a SuperVia se reservará o direito de não autorizar o embarque de pessoas que estejam com grandes volumes durante operações especiais ou em grandes eventos.