Como obter o cartão gratuidade:

Para solicitar a gratuidade, é necessário realizar um agendamento prévio. Após agendar o seu atendimento, compareça no Espaço Gratuidade, localizado na Central do Brasil, no dia e hora escolhidos e com os documentos necessários para a realização do serviço. Se você é idoso com mais de 65 anos, desde o dia 11/11/2020 não é necessário solicitar o cartão gratuidade. Para obter o benefício, apresente documento oficial com foto na bilheteria da estação no momento do embarque.

Documentos necessários para concessão do benefício

Pessoas acima de 65 anos:

  • A liberação de acesso será realizada mediante apresentação de documento original com foto na bilheteria da estação no momento do embarque. Não é necessário solicitar o cartão gratuidade.

Pessoas com deficiência ou doenças crônicas:

  • Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (para o caso de beneficiários menores de 18 anos);
  • Comprovante de residência (últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios ou impresso);
  • Vale Social emitido pela Setrans (Secretaria de Estado de Transportes), caso este esteja ativo. No caso de não estar ativo, o beneficiário deve dar entrada no pedido de Vale Social junto à Setrans através do Rio Poupa Tempo, Fundação Leão XIII, prefeituras conveniadas, INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, FIOCRUZ e Associação Fluminense de Reabilitação, e realizar o agendamento no Espaço Gratuidade após ter o pedido deferido.

Estudantes da rede pública de ensino (fundamental, médio e médio técnico quando concomitante):

  • Documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (para o caso de beneficiários menores de 18 anos);
  • Comprovante de residência em nome de solicitante, caso ele tenha mais de 18 anos, ou em nome do responsável legal, para beneficiários com menos de 18 anos. O comprovante deve ser dos últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios;
  • Declaração escolar com 30 dias de validade;
  • Para que o benefício seja concedido, é importante que escola tenha enviado previamente a lista de alunos que solicitaram a gratuidade.

Cartão Gratuidade:

Ao apresentar o cartão gratuidade SuperVia ou documento original com foto na bilheteria da estação de embarque, o bilheteiro entregará ao passageiro um Cartão Gratuidade, que tem o prazo de 10 minutos para ser utilizado.

Após isso, a mensagem de “saldo expirado” aparecerá no visor, sendo necessária a retirada de outro cartão no guichê.