No Rio de Janeiro, a gratuidade é concedida para pessoas com mais de 65 anos, pessoas com deficiência e doenças crônicas e estudantes da rede pública de ensino. No entanto, diante do cenário de pandemia que estamos vivendo, levando em conta o isolamento social e o fechamento temporário do Espaço Gratuidade, fizemos algumas mudanças temporárias nos procedimentos de embarque nas estações:

Pessoas acima de 65 anos:

A gratuidade será concedida mediante a apresentação de um documento oficial com foto.

Pessoas com deficiência ou doenças crônicas:

A gratuidade será concedida mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Protocolo da Setrans fornecido pela mesma ou através do Rio Poupa Tempo, Fundação Leão XIII, prefeituras conveniadas, INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, FIOCRUZ e Associação Fluminense de Reabilitação. O documento deve ter carimbo e/ou data de emissão a partir de 02/01/2020 e ser apresentado juntamente com o comprovante de agendamento de consulta médica ou de retirada de medicamentos em unidades públicas, indicando a data do embarque;
  • Protocolo de liberação vencido emitido pela Setrans juntamente com o comprovante de agendamento de consulta médica ou de retirada de medicamentos em unidades públicas, indicando a data do embarque. Neste caso, o embarque será autorizado, mas orientamos o cliente a entrar em contato conosco através do 0800 726 9494 para verificar o status do pedido de gratuidade e agendar a emissão de um novo cartão;
  • Cartão RioCard Vale Social intermunicipal emitido pelo Governo do Estado para o beneficiário que reside em outro município que não o Rio de Janeiro e precisa utilizar o trem neste momento em razão do bloqueio sanitário.

Estudantes da rede pública de ensino (fundamental, médio e médio técnico quando concomitante):

Com a suspensão das aulas nas redes municipais, estaduais e federais de ensino, a gratuidade para estudantes também está temporariamente suspensa.

A partir do dia 14/09/2020 somente alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro – CMRJ, terão acesso liberado em nossas estações. O acesso seguirá o padrão normal, onde o aluno deve estar devidamente uniformizado e de posse do cartão estudantil emitido pela Supervia. O cesso será liberado na estação de origem e destino discriminados no cartão.

Cartão Gratuidade:

Ao apresentar o cartão gratuidade SuperVia ou documento original com foto na bilheteria da estação de embarque, o bilheteiro entregará ao passageiro um Cartão Gratuidade, que tem o prazo de 10 minutos para ser utilizado.

Após isso, a mensagem de “saldo expirado” aparecerá no visor, sendo necessária a retirada de outro cartão no guichê.