A COVID-19 continua circulando pelo Rio e os cuidados com a prevenção devem continuar. Veja o que você pode fazer para ajudar a proteger a sua saúde e a daqueles que você ama.

O uso de máscara é individual, mas a proteção é para todos. Respeitamos a decisão das autoridades competentes, mas recomendamos aos clientes que continuem utilizando máscaras e que mantenham higienização das mãos nas estações e dentro dos trens.

Higienizar as mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel é uma das formas de evitar a disseminação da COVID-19. Lembre-se de realizar a higiene antes de embarcar e após chegar ao seu destino, seja utilizando o seu produto de uso pessoal ou nossos dispositivos. Temos dispensers e/ou totens com álcool em gel 70% em nossas estações para uso gratuito de nossos clientes e colaboradores.

O contato direto com o vírus é a principal forma de contaminação, por isso, orientamos que, sempre que possível, mantenha uma distância segura de, no mínimo, 1 metro e meio dos outros clientes. Procure também evitar permanecer em lugares de maior circulação de pessoas, como os espaços perto das portas do trem, dando preferência a viajar no meio do carro.

As regras de distanciamento também devem ser aplicadas aos equipamentos de apoio à acessibilidade nas estações. Ao utilizar as escadas rolantes, sempre que possível, procure manter uma distância segura, de pelo menos 3 degraus, do cliente à frente. Para os elevadores, a recomendação é de o embarque seja individual ou do cliente preferencial com seu acompanhante.

Utilizar o cartão pré-pago da SuperVia, os cartões RioCard ou meios digitais para adquirir suas passagens, é uma forma de evitar filas e aglomerações, além de agilizar o seu embarque. Saiba mais sobre as formas de pagamento e facilite seu dia a dia.

A venda de produtos por vendedores irregulares nos trens e estações é proibida por lei. Além de poder adquirir um item de origem duvidosa ou vencido, comprando, você está estimulando esta prática e também contribuindo para o desrespeito às regras e aglomerações. Comércio irregular é crime. Não compre e denuncie às autoridades competentes.

Como transporte público de alta capacidade, sabemos que nos horários de pico a concentração de pessoas é maior. Se você puder, converse com seu empregador sobre a possibilidade de ajustar seu expediente ou, organize suas atividades, de forma a dar preferência para utilizar o transporte entre 10h e 15h e após às 19h, horários em que o fluxo de pessoas é menor.

Evite falar, comer e tocar o rosto durante a viagem. Mesmo com o uso de máscaras e a higienização constante, estes comportamentos podem facilitar a transmissão do vírus em ambientes de grande circulação de pessoas como o caso dos trens. É necessário mudar hábitos e evitar atitudes que favoreçam a contaminação.

Disponibilização de álcool em gel nas estações

Desde 30/04/20, estamos disponibilizando gratuitamente álcool em gel em nossas estações em funcionamento. O produto pode ser encontrado em dispensers e/ou totens que são acionados sem o uso das mãos, como mais uma forma de evitar contaminação. Adquirimos 150 dispensers e 60 totens e distribuímos em pontos estratégicos das estações. Os dispositivos foram ajustados para liberar a quantidade de álcool em gel necessária para garantir a higiene, evitando o desperdício. Apesar dos nossos esforços para cuidar dos nossos clientes, em apenas um mês após o início das instalações dos dispensers nas estações, registramos 47 furtos e 137 casos de vandalismo*. Seguimos, gradativamente, repondo o produto nas estações prejudicadas e contando com a conscientização de todos.

*Dados do dia 04/06/2020.

(Lei estadual 8.800)

Reforço na limpeza e higienização de trens e estações

Desde 14/03/20, quando se iniciou o período de distanciamento social, reforçamos o efetivo que atua na limpeza dos trens e estações. Contratamos, em caráter emergencial, equipes adicionais para intensificar a desinfecção de nossas instalações, especialmente os itens de maior contato com passageiros, como balaústres, alças pega-mão, bagageiros, catracas, validadores e bambolês de saída. Como o contato direto com o vírus é a principal forma de contaminação, esta é uma das nossas medidas para conter sua disseminação no sistema ferroviário.

Reforço na higienização de postos de trabalho

A limpeza de oficinas, Centro de Controle Operacional, cabine dos trens e demais postos de trabalho foi reforçada. Além de novas orientações para a equipe de limpeza, com foco em desinfecção, também disponibilizamos álcool em gel 70% em nossas dependências internas, para que os colaboradores possam manter a higiene das mãos durante todo o expediente.