12 de Novembro de 2021 | 09:00

Dia Mundial da Gentileza: vamos fazer a nossa parte

Imagina ter um dia inteiro para lembrar as pessoas sobre a importância de serem mais gentis e respeitosas com quem está ao seu redor, seja parente, amigo, ou até mesmo um desconhecido no trem. Pois esse dia existe: 13/11, é o Dia Mundial da Gentileza. Nesta data, a ideia é justamente essa: fazer com que as pessoas reconheçam o valor dessas atitudes voltadas para o outro e, assim, contribuam para um mundo mais gentil e agradável para todos. E, claro, que incorporem essa atenção à sua rotina, e não apenas neste dia.

Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença e criar uma corrente de boas ações. Esse cuidado com o outro pode estar presente também enquanto você anda de trem. Uma atitude bem simples é ceder o seu assento a idosos, gestantes, portadores de deficiência ou até mesmo alguém que pareça estar mais cansado que você. 

Mas dá para ir além. Que tal dar preferência a outras pessoas, com ou sem necessidades especiais, em escadas e até mesmo ao entrar no trem? Não ter pressa nessa hora e ceder a passagem ao outro sem que ele espere, além de gerar uma grata surpresa, pode tornar o seu dia e o dele ainda mais agradável. 

Algumas práticas conforme determina a boa educação também merecem ser lembradas nesta data. Se for ouvir música no trem, use fones de ouvido para não atrapalhar o silêncio e o sossego da viagem dos demais passageiros. Guarde o lixo contigo e descarte-o quando encontrar a lixeira mais próxima, para ajudar a manter o ambiente limpo e agradável. Ao embarcar com mochila, procure utilizar os bagageiros ou coloca-la entre as pernas. Mochila nas costas pode prejudicar o fluxo de pessoas dentro do trem.

Esses são apenas alguns dos gestos que podem - e devem - ser colocados em prática diariamente. Você encontra mais dicas de segurança e boa convivência em nosso Guia do Cliente.

Viu como, com atitudes bem simples, dá para tornar a sua viagem e a do próximo muito melhores? Vamos fazer a gentileza parte da nossa rotina!