Com a retomada progressiva das atividades no Rio de Janeiro, precisamos, mais do que nunca, ter atenção aos procedimentos e medidas de segurança para a sua proteção e de todos.

  •  A máscara é um poderoso instrumento de prevenção e de combate à disseminação da COVID-19. Por isso, lembramos que seu uso é obrigatório no sistema ferroviário (estações e trens) e informamos que, pelo bem-estar coletivo, só vendemos passagem para clientes que estejam usando máscara*.
    *Decreto Estadual 47.060 e Lei Estadual 2869/1997

  • Para lembrar a todos sobre a necessidade de manter uma distância segura entre as pessoas, estamos trabalhando na instalação de sinalização indicativa no chão próximo às bilheterias, nas plataformas e acessos dos banheiros, nas estações de maior movimento. O contato direto com o vírus é a principal forma de contaminação, então, orientamos que, sempre que possível, você mantenha uma distância segura de, no mínimo, 1 metro e meio dos outros clientes.

  • Ao embarcar, sempre que possível, procure ocupar lugares no meio do carro. Deixar os espaços próximos às portas livres para a circulação (entrada e saída) das pessoas é uma atitude que pode fazer a diferença na proteção da sua saúde.

  • Assim como em condomínios e prédios comerciais, o uso de elevadores requer atenção especial. Nas estações que dispõem do equipamento para acessibilidade a pessoas com deficiência e apoio às pessoas que têm dificuldade de locomoção, o uso será feito com embarque individual ou do cliente preferencial com seu acompanhante.

  • As regras de distanciamento também se aplicam às escadas rolantes. Ao utilizar o equipamento, sempre que possível, procure manter uma distância segura, de pelo menos 3 degraus, do cliente à frente.

  • Temos dispensers e/ou totens com álcool em gel 70% em nossas estações. Lembre-se de realizar a higiene das mãos antes de embarcar e após chegar ao seu destino, seja utilizando os nossos dispositivos ou o seu produto de uso pessoal.
    *Estamos trabalhando para realizar a instalação, o mais breve possível, em todas as estações e também na reposição dos dispositivos nas estações nas quais estes já foram 47 vezes roubados e 137 vezes vandalizados (dados de 04/06/20).

  • Utilizar o cartão pré-pago da SuperVia, os cartões RioCard ou meios digitais para adquirir suas passagens, é uma forma de evitar filas e aglomerações, além de agilizar o seu embarque. Saiba mais sobre as formas de pagamento e facilite seu dia a dia.

  • A venda de produtos por vendedores irregulares nos trens e estações é proibida por lei. Além de poder adquirir um item de origem duvidosa ou vencido, comprando, você está estimulando esta prática e também contribuindo para o desrespeito às regras e aglomerações. Comércio irregular é crime. Não compre e denuncie às autoridades competentes.

  • Como transporte público de alta capacidade, sabemos que nos horários de pico a concentração de pessoas é maior. Se você puder, converse com seu empregador sobre a possibilidade de ajustar seu expediente ou, organize suas atividades, de forma a dar preferência para utilizar o transporte entre 10h e 15h e após às 19h, horários em que o fluxo de pessoas é menor.

  • Nós reforçamos a limpeza e a higienização de trens e estações, principalmente em áreas de maior contato de pessoas como balaústres, bagageiros e catracas, mas a orientação de evitar colocar a mão no rosto e mantê-las sempre higienizadas continua. Mesmo com todo o cuidado que temos, é necessário mudar hábitos e evitar atitudes que favoreçam a contaminação.

  • Ao utilizar os banheiros públicos, caso todas as cabines estejam ocupadas, aguarde em fila, mantendo a distância segura dos outros clientes. Nas estações de maior movimento (Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã, Olímpica de Engenho de Dentro, Madureira e Deodoro) haverá um colaborador que realizará esse controle de fluxo.


Saiba mais sobre o que estamos fazendo para proteger você e nossos colaboradores.