Nosso grande objetivo é proteger ao máximo nossos clientes e colaboradores. Por isso, mais do que nunca, estamos focados em orientar e cuidar de todos neste momento.

Confira as medidas que implantamos para melhorar o serviço e reforçar a segurança para você.

Higienização de estações em parceria com Militares

Além do reforço na limpeza de trens e estações que implantamos desde os primeiros sinais da pandemia, também firmamos uma parceria com o Comando Conjunto do Leste para higienização de locais de grande circulação de clientes. Até o momento, as estações Central do Brasil, Vila Militar, Magalhães Bastos, Deodoro, Realengo, São Cristóvão, Maracanã, Méier, Olímpica de Engenho de Dentro, Madureira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Austin, Queimados, Engenheiro Pedreira, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Gramacho já receberam a equipe de limpeza composta por militares.

Distribuição de máscaras no ramal Santa Cruz

No dia 08/07, em parceria com a Fábrica Carioca de Catalisadores, distribuímos mais de 15 mil máscaras de proteção para os clientes das estações Santa Cruz, Campo Grande, Benjamim do Monte, Inhoaíba, Cosmos, Paciência e Tancredo Neves. As máscaras foram produzidas pela Cooperativa de Costura Artesanal (Costurart) e pela Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, o que contribuiu para a geração de renda alternativa na região, beneficiando, ao todo, 40 famílias.

Uso de máscaras de proteção pelos clientes

Para proteger a saúde de clientes e colaboradores e evitar a propagação da Covid-19, o uso de máscaras nos trens e estações é obrigatório. Por isso, pelo bem-estar coletivo, só vendemos passagem para clientes que estejam usando máscara.

*Decreto Estadual 47.060 e Lei Estadual 2869/1997

Distribuição de máscaras aos colaboradores

Para garantir a segurança de todos, distribuímos mais de 30 mil máscaras de pano reutilizáveis para nossos colaboradores, diretos e indiretos, que continuam atuando presencialmente nos trens, estações, oficinas e no Centro de Controle Operacional. Cada funcionário recebeu pelo menos 5 máscaras e as orientações necessárias para garantir que a higiene e a troca sejam realizadas de acordo com as recomendações dos especialistas.

Distribuição de máscaras para clientes (Ação de Dia das Mães)

Não deixamos que a COVID-19 deixasse uma data tão importante quanto esta passar em branco. Preparamos uma homenagem para mães que mesmo durante a pandemia continuaram utilizando os trens para exercerem suas atividades essenciais. Aquelas que passaram pela Central do Brasil, receberam um kit contendo 3 máscaras de proteção reutilizáveis e 1 rosa. Foram distribuídos 3 mil kits e as flores foram adquiridas de cooperativa da Região Serrana do Rio, para ajudar pequenos produtores e incentivar a economia do estado.

Disponibilização de álcool em gel nas estações

Desde 30/04/20, estamos disponibilizando gratuitamente álcool em gel em nossas estações em funcionamento. O produto pode ser encontrado em dispensers e/ou totens que são acionados sem o uso das mãos, como mais uma forma de evitar contaminação. Adquirimos 150 dispensers e 60 totens e distribuímos em pontos estratégicos das estações. Os dispositivos foram ajustados para liberar a quantidade de álcool em gel necessária para garantir a higiene, evitando o desperdício. Apesar dos nossos esforços para cuidar dos nossos clientes, em apenas um mês após o início das instalações dos dispensers nas estações, registramos 47 furtos e 137 casos de vandalismo*. Seguimos, gradativamente, repondo o produto nas estações prejudicadas e contando com a conscientização de todos.

*Dados do dia 04/06/2020.

(Lei estadual 8.800)

Reforço na limpeza e higienização de trens e estações

Desde 14/03/20, quando se iniciou o período de distanciamento social, reforçamos o efetivo que atua na limpeza dos trens e estações. Contratamos, em caráter emergencial, equipes adicionais para intensificar a desinfecção de nossas instalações, especialmente os itens de maior contato com passageiros, como balaústres, alças pega-mão, bagageiros, catracas, validadores e bambolês de saída. Como o contato direto com o vírus é a principal forma de contaminação, esta é uma das nossas medidas para conter sua disseminação no sistema ferroviário.

Reforço na higienização de postos de trabalho

A limpeza de oficinas, Centro de Controle Operacional, cabine dos trens e demais postos de trabalho foi reforçada. Além de novas orientações para a equipe de limpeza, com foco em desinfecção, também disponibilizamos álcool em gel 70% em nossas dependências internas, para que os colaboradores possam manter a higiene das mãos durante todo o expediente.

Triagem e acompanhamento da saúde dos profissionais do Centro de Controle Operacional

Controladores de trem, maquinistas, comunicação operacional e toda equipe de apoio como suporte à estação, manutenção e seguranças, são responsáveis por garantir a circulação efetiva e segura dos trens. Para proteção dos mais de 60 colaboradores que atuam no Centro de Controle Operacional (CCO), além da restrição de acesso ao local aos profissionais indispensáveis, durante a troca de turnos, um profissional de saúde verifica temperatura, pressão arterial, batimento cardíaco, nível de saturação de oxigênio e faz ausculta pulmonar, além de acompanhar se há alguma queixa de sintoma. Todos os colaboradores também receberam material informativo e orientações sobre a COVID 19, incluindo formas de prevenção e novas regras de convívio em ambientes coletivos.

Cuidado especial com grupos de risco

De acordo com médicos e especialistas, gestantes, pessoas com mais de 60 anos, ou com alguma comorbidade, são mais propensas a desenvolver quadros graves quando contaminadas pelo novo coronavírus. Por isso, uma das primeiras medidas que tomamos, foi afastar os colaboradores que fazem parte destes grupos de risco.

Home office

Desde que as medidas para contenção do novo coronavírus foram implementadas no Rio de Janeiro, colocamos toda nossa equipe administrativa em home office, no qual permanecem até o momento. Todos receberam material adequado para exercer suas funções e orientações quanto à ergonomia, segurança e boas práticas. Com esta atitude, além de cuidar da saúde de nossos colaboradores, contribuímos para a diminuição do fluxo de pessoas nas ruas em um momento em que o distanciamento social tornou-se tão importante.

Informação nos trens, estações e redes sociais

Como forma de manter nossos clientes bem informados sobre a COVID-19 e evitar a disseminação das “Fake News”, alimentamos nossos canais de comunicação oficiais com conteúdo especializado, feito com base nas orientações do Ministério da Saúde e com o apoio de profissionais da área. Além de informações sobre a doença, formas de prevenção e dicas sobre higiene pessoal, também utilizamos nossas plataformas para divulgar dicas de saúde física e mental, tão importantes neste momento de distanciamento social.

Informações e Boas-vindas para colaboradores que regressam ao trabalho

Para retornarem ao trabalho, os colaboradores passarão por exames médicos para verificação do estado de saúde. No dia do retorno às atividades, receberão um kit de boas-vindas que irá conter: uma carta do RH com orientações de Saúde e Segurança, além de dicas sobre como lidar com o “novo normal”, 6 máscaras de tecido, reutilizáveis, e um óculos de proteção.