Sabemos que o trem é muito mais do que um meio de transporte. Ele também faz parte da vida e da história de milhares de pessoas que têm contato com a ferrovia todos os dias. Por isso, entendemos a necessidade de apoiar as comunidades que nos cercam neste momento tão difícil para todos.

Com este senso de responsabilidade em mente, nos unimos ao UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, para doar kits de higiene pessoal e limpeza para 2.345 famílias de comunidades, priorizando aquelas lideradas por mulheres e/ou jovens mães, que margeiam a via férrea. Os kits contêm itens de grande importância na prevenção do novo coronavírus, como sabonetes, álcool em gel e água sanitária, entre outros, além de folhetos educativos com informações sobre a COVID-19.  A doação beneficia cerca de 9,4 mil pessoas e foi viabilizada por meio de recursos da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, que faz parte da Mitsui & Co. (Brasil) S.A., um dos nossos principais acionistas.

“O sistema ferroviário do Rio de Janeiro é margeado por diversas comunidades com população de baixa renda e carente de infraestrutura e saneamento. Com o cenário de crise instaurado no país em função da pandemia do novo coronavírus, a população que vive em situação de vulnerabilidade é quem mais precisa de ajuda para conseguir sobreviver. Em parceria com o UNICEF, nossa doação será destinada a famílias com crianças e adolescentes”, informou Antonio Carlos Sanches, presidente da SuperVia.

A seleção das comunidades beneficiadas foi feita em conjunto com o UNICEF, levando em conta a premissa de contemplar regiões atendidas por cada um dos nossos 5 ramais. Além disso, consideramos as localidades com alta vulnerabilidade social e com projetos já apoiados pelo Fundo, realizados por meio de sua rede de parceiros locais. São elas: Muquiço, Providência e Morro do Pinto, no ramal Deodoro; Curral das Éguas e Vila Vintém, no ramal Santa Cruz; Caixa d’água e Chatuba, no ramal Japeri; Vigário e Lixão, no ramal Saracuruna; Pedreira; Chapadão e Palmeirinha, no ramal Belford Roxo. A distribuição acontece nesta primeira quinzena de agosto e faz parte de nossas iniciativas para combater a propagação da COVID-19.

Além da doação dos kits de higiene e limpeza, a parceria com o UNICEF também envolve o fortalecimento de cinco núcleos de jovens dessas comunidades para produção e divulgação de conteúdo sobre prevenção do novo coronavírus, por meio de canais digitais.

 

  • SuperVia e Unicef - kits de higiene pessoal e limpeza

    SuperVia e Unicef - kits de higiene pessoal e limpeza

  • SuperVia e Unicef - Posto de distribuição na Palmerinha

    SuperVia e Unicef - Posto de distribuição na Palmerinha

  • SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Pedreira

    SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Pedreira

  • SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Palmerinha

    SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Palmerinha

  • SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Palmerinha

    SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Palmerinha

  • SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Pedreira

    SuperVia e Unicef - Distribuição de kits na Pedreira