Nesta página, você poderá acompanhar como descartamos materiais e resíduos de forma responsável sempre respeitando o Meio Ambiente, isso não só por conta da legislação, mas também em razão de nosso compromisso com o bem-estar das pessoas, dentro e fora da malha ferroviária.

Descarte de lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes utilizadas nas 104 estações, quando precisam ser descartadas, são coletadas, transportadas e destinadas por empresa especializada e licenciada, que executa a separação do vidro e da parte metálica do bulbo de mercúrio das lâmpadas. Assim, o vidro, o alumínio da base e os pinos de latão são reciclados. E mesmo o mercúrio, devidamente tratado, também é reutilizado.

Legenda da foto: Na oficina São Diogo, caminhão e funcionário da empresa contratada para reciclagem das lâmpadas fluorescentes das estações.

Reaproveitamento de água

O reaproveitamento da água de lavagens dos trens e de peças é um dos pilares mais importantes e sustentáveis da empresa, que só é possível graças a duas estações de tratamento de efluentes industriais (ETEIs), que ficam localizadas nas oficinas de Deodoro e São Diogo. Só no ano de 2021, foram tratados cerca de 2.000 m3 de efluentes, nos dois sistemas, com reaproveitamento de 1.150 m³ de água.

Legenda da foto: Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), na Oficina Deodoro.

Reaproveitamento de papelão

Os resíduos de papelão das embalagens de peças são doados para a SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), que os reaproveita.

Poda e capina

Toda poda de árvore ou vegetação só é realizada por empresas licenciadas e especializadas, e toda supressão só é feita quando a árvore apresenta risco de queda ou representa risco operacional, após a devida emissão de autorização pelos órgãos ambientais responsáveis – municipal ou estadual. Quando necessário, é feito o cumprimento de medida compensatória.

Legenda da foto: Poda de árvore nas proximidades da Estação Edson Passos, realizada, segundo a legislação vigente e os protocolos de segurança, por empresa contratada.

Remoção de abelhas e marimbondos

A atividade de remoção de abelhas, marimbondos e vespas é realizada por apicultor especializado, que remove os casulos e colmeias e os transporta, em caixas, para um apiário licenciado, onde são depositados. Esse cuidado contribui para a preservação desses insetos, em especial para a das abelhas.

Legenda da foto: Remoção de enxames e colmeia de abelhas, na Oficina Deodoro, trabalho realizado por apicultor devidamente licenciado e contratado para esse tipo de serviço.

Gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes

O gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes é feito, segundo a classificação e legislação vigentes.

Eles são segregados e armazenados por nossos colaboradores e coletados, acondicionados, transportados e destinados por empresas especializadas e licenciadas, especialmente contratadas, segundo o tipo de resíduo e efluente e a capacitação da empresa. Visa-se, sempre que possível, o tratamento para reaproveitamento, por reciclagem ou reuso. Quando não é possível, a destinação é feita para Aterro Sanitário licenciado.

Legenda da foto: No Centro de Manutenção Deodoro, caminhões de empresa contratada, para coleta, transporte e destinação de efluentes, segundo a classificação e a legislação vigentes.