Belford Roxo
- Belford Roxo
-
Estação Terminal
Rua Floripes da Rocha, S/N Belford Roxo – RJ CEP 26113-340
- Dias úteis: das 4h30 às 21h15
- Sábados: das 5h40 às 19h
- Domingos e feriados: das 5h40 às 13h35
As estações fecham antes da passagem do último trem, por isso, caso deseje embarcar na última composição do dia, oriente-se pelo horário de fechamento da sua estação de embarque.
-
Partidas do trem
- Dias úteis
- Para Central do Brasil 4h40
- Sábados
- Para Central do Brasil 6h09
- Domingos
- Para Central do Brasil 6h16
- Dias úteis
- Para Central do Brasil 21h30
- Sábados
- Para Central do Brasil 19h11
- Domingos
- Para Central do Brasil 13h40
-
Aqui você encontra
-
Alimentação
-
-
História
Ramal: Belford Roxo
Aniversário da estação: 15/01/1883
No verão de 1888, houve uma das piores estiagens na Baixada Fluminense, que afetou extremamente o abastecimento de água para a população, inclusive para a Corte Imperial. Surgiram então vários projetos para solucionar o problema, entre eles o do jovem Paulo de Frontin e de seu colaborador Raimundo Teixeira Belfort Roxo. Os dois engenheiros assentaram canos as margens da Estrada de Ferro Rio D’Ouro para captar as águas do Rio Tinguá até a cidade do Rio de Janeiro em apenas seis dias. O fato ficou conhecido como o “Milagre das Águas”.
A estação homenageia Raimundo, e curiosamente passou a ser chamada com o som de “d” no final do nome “Belford”.
Para lembrar o “Milagre das Águas” e também o início do fornecimento de água potável no bairro, na década de 40, foi erguida em frente à estação uma estátua de ferro que servia como fonte, simbolizando a musa Euterpe da mitologia grega. Com o passar dos anos, a oxidação do ferro escureceu a estátua que passou a ser conhecida como Bica da Mulata.