March 21, 2024 | 14:33

Mudança operacional: mais viagens diretas no ramal Saracuruna

Em continuidade ao planejamento para a ampliação da oferta de viagens e redução dos intervalos, a partir do dia 26/3, atualizaremos a grade de horários e intervalos dos ramais.

O novo planejamento, realizado a partir de estudos de demanda, visa atender a mais clientes nos horários em que mais precisam.

Confira as principais alterações:

Ramal Saracuruna

Após a conclusão do Projeto Saracuruna, e todo o trabalho e dedicação das nossas equipes, serão implementadas melhorias no ramal e você confere tudo a seguir:

  • Serão mais 15 viagens diretas no ramal Saracuruna, totalizando 16, sem necessidade de realizar a troca de composição em Gramacho;
  • No pico matutino, somando a viagem que já existia, teremos 4 viagens diretas de Saracuruna para Central do Brasil com previsão de partida para às 4h10, 4h40, 5h10 e 5h40, no sentido contrário as duas primeiras viagens também serão diretas (Central do Brasil-Saracuruna);
  • No pico vespertino, partindo da Central do Brasil para Saracuruna estão previstas para às 16h46, 17h16, 17h46 e 18h16, também tendo mais 4 viagens diretas no sentido contrário (Saracuruna-Central do Brasil).
  • Partindo da Central do Brasil as duas últimas viagens também serão diretas. Estão previstas para às 21h56 e 22h36. 

Além disso, nos horários de pico (entre 6h e 8h da manhã e das 16h às 20h), no trecho entre Central do Brasil e Gramacho o intervalo será reduzido de 20 para 15 minutos e entre 10h e 15h, o intervalo será reduzido de 27 para 20 minutos. Assim sendo possível ofertar mais de 50 mil lugares para maior conforto nos horários em que os clientes mais utilizam os nossos serviços.

Extensões Guapimirim e Vila Inhomirim

Para que os clientes consigam realizar a transferência em Saracuruna sem a necessidade de aguardar a composição sentido Central do Brasil, a primeira partida de Guapimirim para Saracuruna foi ajustada e será realizada às 3h55, e a de Vila Inhomirim para Saracuruna às 4h45.

Ramal Santa Cruz

  • Teremos o acréscimo de mais 2 viagens expressas, totalizando 10, no pico matutino, dessa forma, os trens expressos partirão da estação Santa Cruz com destino à Central do Brasil entre 3h51 e 6h51.
  • Já as viagens expressas da Central do Brasil para Santa Cruz tiveram ajustes e vão ocorrer das 16h45 às 18h45.
  • As viagens paradoras de Campo Grande para Central do Brasil também tiveram ajustes e serão realizadas entre 5h24 e 7h24.

Vale lembrar que, entre Santa Cruz e Deodoro, o trem expresso para em todas as estações. No trecho entre Deodoro e Central do Brasil, o trem para somente nas estações Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Maracanã, São Cristóvão e Central do Brasil.

Ramal Deodoro

  • Também teremos o acréscimo de mais uma viagem paradora no pico matutino, dessa forma, os trens paradores partindo da estação Deodoro para Central do Brasil estão previstos para às 5h05 e 7h24, e no pico vespertino, as partidas da Central do Brasil para Deodoro tiveram ajustes e serão realizadas entre 17h30 e 18h30.

Ramal Japeri

  • Já no ramal Japeri, do início da operação até às 9h, os trens partindo da Central do Brasil para Japeri circularão como paradores. No sentido contrário (Japeri para Central do Brasil), os trens também circularão como paradores das 14h12 até o fim da operação.
  • As viagens expressas de Nova Iguaçu para Central do Brasil permanecem programadas entre 5h23 e 7h23. No sentido contrário, estão previstas para às 16h38 e 18h48.

Ramal Belford Roxo

  • As viagens expressas tiveram ajustes e serão realizadas às 6h13, no pico matutino, partindo de Belford Roxo para Central do Brasil, e 17h36, no pico vespertino, partindo da Central do Brasil para Belford Roxo. Lembramos que, ambas as viagens realizam parada apenas nas estações Coelho da Rocha, Agostinho Porto, Pavuna/São João de Meriti, Mercadão de Madureira, Pilares, Triagem, Maracanã e São Cristóvão;
  • As viagens ao longo do dia terão ajuste nos horários. Para consultá-los, acesse o Planeje sua Viagem

Reforçamos que só será possível cumprir essa nova grade caso não haja intercorrências na operação, como os furtos de cabos e vandalismos de equipamentos de infraestrutura, ações que, infelizmente, têm afetado diariamente a circulação e a qualidade do serviço oferecido aos passageiros.

Confira como pagar mais barato na passagem do trem, com a Tarifa Social, clicando aqui.

Utilize o Planeje sua Viagem para consultar os novos horários e intervalos dos ramais. Em caso de dúvidas, fale com a gente através do X, 0800 726 9494 e Facebook.

#VemDeTrem