ABC da SuperVia: conheça alguns termos que fazem parte da operação ferroviária
Batoque, dormente, pantógrafo e rondante. Você já deve ter entendido que esses são alguns dos termos relacionados à operação ferroviária. São palavras que fazem parte do universo ferroviário e estão na ponta da língua dos nossos colaboradores, embora, no dia a dia, a gente procure transmitir as mensagens de forma clara e objetiva para que todos os nossos clientes entendam. Mas se você gosta de trens e ferrovias ou é curioso(a) deve ter se interessado em saber mais, não? Então, vamos lá.
Por exemplo, batoque é uma estrutura férrea ou de concreto utilizada para delimitar a ultrapassagem do trem em plataformas terminais. Enquanto isso, o dormente recebe os esforços produzidos pelo peso do trem, servindo de suporte aos trilhos e permitindo sua fixação e firmeza ao solo. Já o pantógrafo, dispositivo montado no topo do trem, é responsável pela captação da corrente elétrica fornecida pela rede área. O rondante, por sua vez, é o trabalhador que executa a ronda, atividade da via permanente para verificar ocorrências que ponham em risco a circulação dos trens.
A essas palavras somam-se muitas outras expressões, como linha singela, suspensório e truque, entre outras. Bateu uma curiosidade para conhecer as definições desses e de outros termos?
Acesse o nosso Glossário Ferroviário e aprenda mais sobre trens e ferrovias.