Acessibilidade: uma nova etapa na história da SuperVia
Hoje (03/10), firmamos junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e à sociedade, a elaboração de um diagnóstico de acessibilidade em todas as nossas 104 estações. O episódio representa a primeira etapa de um importante compromisso da nova gestão da empresa: a ampla adequação do sistema ferroviário aos conceitos, padrões, normas e legislação de acessibilidade.
No acordo, elaborado com o apoio da coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAO Idoso e Pessoa com Deficiência/MPRJ), nos comprometemos em preparar nos próximos 120 dias um profundo estudo das necessidades existentes. O resultado possibilitará a celebração de um segundo acordo, com o escopo detalhado e cronograma dos investimentos que faremos nos próximos anos. O presidente da SuperVia, Antonio Carlos Sanches, avaliou a decisão de forma bastante positiva. “Essa atualização é necessária. O diagnóstico vai nos ajudar a entender a situação e planejar de forma correta e assertiva para estarmos de acordo com todas as regras e atendermos bem os nossos passageiros”.
Sabemos que temos muito trabalho a fazer para melhorar o trem do Rio e torná-lo um ambiente cada vez mais inclusivo, acessível, seguro e onde todos os passageiros e funcionários se sintam respeitados e com seus direitos garantidos. O desafio é grande, mas temos certeza que, com muita dedicação, vamos superá-lo.