28 de Abril de 2021 | 10:17

Campanha de segurança para conscientização da população com o objetivo de reduzir acidentes nos cruzamentos com rodovias começa nesta quarta-feira (28/04)

Nesta semana iniciamos a 9ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível, que tem como objetivo conscientizar a população do entorno da linha do trem a fim de reduzir o número de acidentes nos cruzamentos oficiais entre rodovias e a malha ferroviária.

Por conta da pandemia causada pela COVID-19 e pela necessidade de manter o isolamento social e os cuidados necessários para evitar eventual contágio, realizamos adaptações nas ações da campanha deste ano. Além do reforço da divulgação no ambiente digital, com publicações de conteúdos educativos em nossas redes sociais, a conscientização da população dos locais próximos a estas passagens em nível será feita com o apoio de carros de som, que irão transmitir jingle e áudios com as orientações de como motoristas e pedestres devem proceder ao atravessar a linha férrea e dos cuidados necessários que os pedestres precisam tomar para evitar a ocorrência de acidente. Durante o período de 1 mês, o jingle da campanha também será transmitido na rádio Alternativa FM 101 e FM 101,7.

Com esta campanha, queremos mostrar aos motoristas e pedestres que o respeito às normas de segurança é fundamental para a prevenção de acidentes e que a orientação para atravessar uma passagem em nível em segurança é sempre parar, olhar, escutar, apontar e falar antes de seguir. Os atos de apontar e falar são incentivados desde 2019 e fazem parte da técnica japonesa Shisa Kanko, que significa apontar e falar. Estes passos adicionais ajudam a manter concentração e o foco ao realizar uma atividade.

Além da sinalização com base nas orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os maquinistas também são instruídos a, em qualquer hipótese, reduzirem a velocidade e acionarem a buzina ao se aproximarem destas passagens, mas a participação da população é imprescindível para evitar a ocorrência de acidentes.

Isto porque, mesmo com todas estas medidas de prevenção adotadas pela empresa, em 2020, registramos 34 colisões, situações em que motoristas desrespeitaram a sinalização oficial dos cruzamentos da linha férrea com ruas. Essa conduta irregular pode colocar em risco, não apenas os próprios motoristas e pedestres, mas toda a operação ferroviária. Esse número representa uma redução de 24% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando a circulação de veículos nas ruas ainda não tinha sido afetada pela pandemia. No entanto, de janeiro a março de 2021, já foram contabilizados 7 abalroamentos, o que representa 20,5% do total de casos de 2020. Além do risco à vida e dos transtornos causados à circulação dos trens, é importante lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro diz que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais, sendo gravíssima a natureza da penalidade por deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea.