19 de Fevereiro de 2024 | 10:42

Central do Brasil abriga ação do TRE-RJ

Entre os dias 27 e 29 de fevereiro, seis guichês ficarão montados na na estação Central do Brasil para a coleta de dados biométricos dos eleitores, uma ação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O atendimento conta com a parceria da SuperVia. Os guichês, instalados especialmente para a ação, vão funcionar das 11h às 17h.

Para ter os dados biométricos coletados, os interessados devem apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Durante o atendimento, serão coletadas a assinatura eletrônica, foto e impressões digitais do eleitor.

No Estado do Rio de Janeiro, cerca de um terço dos votantes ainda não têm a biometria cadastrada. No site /www.tre-rj.jus.br/, a pessoa pode consultar sua situação, ou seja, se precisa coletar a biometria. A meta do TRE do estado é biometrizar 100% do eleitorado até maio.

Segurança

O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. Na hora da votação, o cidadão será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.

Além das ações da Justiça Eleitoral Itinerante, o cadastramento biométrico pode ser feito em qualquer zona eleitoral, ou a pessoa pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone (21) 3436-9000, nos dias úteis, das 11h às 17h, até o dia 8 de maio – data do fechamento do Cadastro Eleitoral.