22 de Setembro de 2020 | 10:09

Dia Mundial Sem Carro + isolamento social: um convite à mudança de comportamento

Esse ano, o Dia Mundial Sem Carro, data que convida a refletir sobre o uso excessivo de automóveis e sua implicação na poluição, vai ser um pouco diferente. Por conta da orientação de distanciamento social, não vamos recomendar que se troque o carro pelo transporte público, mas vamos mostrar como essa atitude faz toda a diferença.

 No ano em que a COVID-19 trouxe tantas mudanças para as nossas vidas, fomos surpreendidos com a resposta positiva do meio ambiente a todo esse caos: o ar está mais limpo, animais circulam mais próximos das ocupações humanas, há menos carros nas ruas e, consequentemente, índices menores de emissão de gases do efeito estufa (causadores do aquecimento global).

Nesse período de pandemia, cientistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) constataram uma relevante diminuição da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera e estimam que, em 2020, o total seja 6% menor do que em 2019. É claro que a melhora desses índices também depende de outros fatores, mas estudos do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) revelam que os automóveis são responsáveis por mais de 72,6% da emissão desses gases.

Sabemos que a prioridade neste momento é o combate à COVID-19, mas diante destes dados, vale a pena refletir sobre o futuro e sobre como conseguir manter esta diminuição quando isso tudo passar. Priorizar o transporte público e os veículos com baixa emissão de carbono como o trem e a bicicleta são a chave para um planeta mais limpo.