21 de Setembro de 2021 | 13:04

Setembro Amarelo: aprenda a reconhecer os sinais de depressão

Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) que demonstrou que o Brasil lidera em casos de ansiedade na pandemia de Covid-19  também aponta que os níveis de depressão no País superam os outros 10 países consultados, ficando em 59%. Essa é uma doença muitas vezes silenciosa que requer diagnóstico, tratamento individualizado, já que pode haver diferentes níveis, e muito
acolhimento.

Contudo, independente do quadro, esse problema dá alguns sinais de alerta. Por isso, é importante estar atento ao próprio corpo para reconhecer sintomas como:

  • Cansaço constante;
  • Pensamentos negativos e irritabilidade;
  • Mudanças no sono;
  • Alterações no apetite;
  • Muita tristeza;
  • Baixa ou nenhuma concentração.

Agora que você conhece esses sintomas, observe ainda se as pessoas que você ama também apresentam esses sinais. Assim, poderá para ajudá-las no enfrentamento da depressão. Nesses casos, ofereça apoio. Escutá-las, sem corrigi-las ou mudar a conversa para focar nas suas próprias experiências, é uma boa forma de acolher uma pessoa que convive com esse mal. 

Mas não se esqueça de que a depressão é uma doença. Ao notar os sinais desse problema, que podem ser confundidos com outros quadros, consulte um psicólogo ou um médico de confiança para ter orientações para diagnóstico e tratamento ou incentive quem você ama a procurar esse suporte, se esse for o caso.

Durante todo o mês, acompanhe as nossas redes sociais para saber mais sobre a importância de pedir ajuda, mas também de aprender a escutar alguém quando as coisas não estão indo tão bem. Nosso objetivo é contribuir para fortalecer o elo entre as pessoas e bons momentos e sentimentos.

O mundo é mais bonito com você.

#SetembroAmarElo #SuperViacomvocê #PorVocêAntesEDepoisDoEmbarque